entre mocs e mops, reuniões pelo skype

semana passada estivemos, por 2 dias, reunidos na tv ovo – oficina de vídeo e cesma, participando de uma oficina do ponto brasil. a oficina contou com a participação de representantes de pontos de cultura do rs que trabalham com audiovisual. de brasília, vieram os oficinineiros Paulo Tavares e Ana Flávia Dias Salles, ela responsável pela criação dos roteiros, ele pela produção dos interprogramas que irão compor a grade da tv brasil.

as oficinas estão sendo realizadas em todos os estados brasileiros, onde os participantes são orientados a desenvolverem argumentos audiovisuais dentro de temas pré-estabelecidos, como culpa, laços e nós, cicatriz,  animais, epifanias, deus e o diabo, e por aí vai…

os programas deve ter no máximo 5 min, não tendo limite de quantidade. na verdade, esse limite é dado pela capacidade de produção da equipe envolvida. como recebemos a oficina em santa maria, somos considerados o nó da rede, ou seja, responsáveis por dar conta de praticamente toda a produção. um exercício e tanto, porque cada idéia apresentada tem uma estrutura a ser seguida, os chamados moc’s – modelo de organização de conteúdo, onde são discutidos o argumento, a idéia audiovisual, objetos e ferramentas. após, começa a fase dos mop’s – modelos de organização da produção. o que seria a parte operacional da coisa.  e como a própria dinâmica das oficinas permite e incentiva, a fase inicial, quando as idéias são lançadas, cria alguns devaneios. por vezes, tiramos os pés do chão, o que me preocupou bastante porque a tensão vai se dar no nó.

essa equipe do rs, formada pela tv ovo, quilombo do sopapo (poa), ação cultural integrada (são luiz gonzaga), artestação (rio grande), está trabalhando  com 5 moc’s iniciados, sobre os temas “Cicatriz”, “Laços e Nós”, “Terra” e “Culpa” . de 23 a 29 de março, uma nova oficina será realizada para produção final dos interprogramas. até lá, foram propostos encontros semanais via skype, além das observações diretas no site ponto brasil.

paulo_tavares falando sobre a produção

paulo_tavares falando sobre a produção

oficina_pontobrasil

ofincina_pontobrasil2

em seguida que o pessoal liberar as fotos, que foram tiradas à exaustão, eu posto algumas aqui, pq essas foram tiradas do meu telefone de qualquer jeito.

Anúncios