com que roupa?

cartazfever

No mês mais malemolente do ano o Cineclube também quer samba

O Cineclube Lanterninha Aurélio inicia mais um ciclo: Com que roupa? Como fevereiro é o mês do carnaval, nada como relembrar os maiores compositores do samba brasileiro. Nesta quarta, dia 04, apresentamos Cartola – Música Para os Olhos.

O documentário narra a história de Cartola, um dos compositores mais importantes da música brasileira e um dos maiores expoentes do samba. Ele foi um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, em 1928, além de autor de mais de 500 canções, solo ou em parceria, entre as quais O Sol Nascerá, O Mundo é um Moinho, a favorita do poeta Carlos Drummond de Andrade, As Rosas Não Falam, tornada famosa na interpretação de Beth Carvalho. O documentário traz entrevistas com amigos, parceiros e pessoas que conviveram com o compositor. Além da biografia de Cartola, o filme também reconstitui a sua época por meio de inúmeras imagens do Rio de Janeiro, cenas de antigos Carnavais, acontecimentos políticos registrados em telejornais e cinejornais, chanchadas da Atlântida e filmes do Cinema Novo. O longa ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Trilha Sonora, além de ser indicado na categoria de Melhor Documentário.

Direção e Roteiro: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda
Documentário, 2006, 85’


Confira a programação das próximas sessões:

11/02 – Paulinho da Viola – Meu Tempo é Hoje

Direção: Izabel Jaguaribe

Roteiro: Zuenir Ventura, Joana Ventura e Izabel Jaguaribe

Documentário, 2003, 83’

18/03  – Curtas do acervo da Programadora Brasil  + Mini show com os  Velhos Seresteiros


Alma Carioca -Um Choro de Menino

Direção e Roteiro: William Côgo

2002, 5’

Com que Roupa?

Direção: Ricardo van Steen

Roteiro: Ricardo van Steen, Pedro Vicente e Marcio Delgado

1996, 18’


25/02 – O Mistério do Samba

Direção: Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda

Roteiro: Carolina Jabor, Leonardo Netto, Lula Buarque de Hollanda, Marisa Monte e Natara Ney, com colaboração de Emílio Domingos, Hugo Sukman, Mônica Almeida e Suzana Mekler

Documentário, 2008, 88’

O Cineclube exibe sessões todas as quartas, às 19 horas, no Auditório da CESMA – Rua Professor Braga, 55. A entrada é franca.

Blog do Cineclube: http://cineclubelanterninhaaurelio.blogspot.com/

Anúncios